Bia Takata - Fotógrafa de Parto e Família

Sobre Mim

Gosto da fotografia assim simples e sincera. Trago comigo anos de experiência como mãe, educadora e o olhar documental que pude desenvolver acompanhando e registrando de forma poética a nossa primeira memória: o nascimento.

Meu encontro com a fotografia de parto foi também a minha primeira oportunidade de fotografar profissionalmente, nasceu um bebê, uma família e eu nasci fotógrafa.

Nosso encontro foi em 2010 e poder revisitar este dia através destas imagens tornou possível reviver este momento tão importante e transformador. Descobri que ali eu já gestava meu primeiro filho e registrar a vida crescendo e tomando forma tornou-se meu propósito e minha paixão.
De lá para cá gestei e pari duas vezes, vivi os dias de amor e suor da maternidade.

Trago comigo além da minha experiência pessoal (que são bem diferentes entre si) a formação de doula que realizei no GAMA, a vivência e formação com arte-educadora em Artes Visuais pela Belas Artes, os dias de cantar até transbordar de emoção na construção coletiva do som (Coral EMM).

Estava em um parto registrando e a fotografia foi se transformando em filme, narrativa, história e movimento diante dos meus olhos.
Eu queria tornar aquele momento tátil e senti a necessidade de buscar entender ainda mais a luz e a forma de como trabalhar a ausência de luz no parto e fiz a formação técnica na AIC (Academia Internacional de Cinema) com o curso de Direção de Fotografia para Cinema e Técnico de  Edição.

Sigo cada vez mais imersa no estudo do Cinema, através dos livros e com projetos aqui pipocando na cabeça. Na busca de filmar e fotografar o que não se vê.

Gostou? Entre em contato!